quarta-feira, 13 de junho de 2007

Saiba como tirar o nome do SPC e Serasa

Notícias





Saiba como tirar o nome do SPC e Serasa
10/5/2007



Ter o nome no SPC e Serasa pode trazer conseqüência grande ou no mínimo aborrecimento. Tem gente que só descobre quando tem que fazer alguma compra a prazo no comércio ou abrir uma conta num banco. O consumidor deve ficar atento e exigir os seus direitos
04/05/2007 01:51
No Ceará, a cada mil cheques compensados 26,6 são devolvidos, segundo o último levantamento da Serasa. Os consumidores que emitiram esses cheques podem até não saber, mas correm grande risco de terem seus nomes incluídos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou na própria Serasa. Além da emissão de cheques sem fundos, o consumidor pode ter restrição cadastral por outras razões, como por inadimplência de pagamento ou título protestado. No Brasil, a cada mil cheques compensados cerca de 23 são devolvidos.
Quando a pessoa tem o nome inserido no SPC ou Serasa, não pode se desesperar, mesmo que a inclusão tenha ocorrido de forma indevida. O certo é buscar a retificação junto ao credor, buscar a ajuda dos órgãos de defesa do consumidor e, em último caso, a Justiça para ressarcimento por danos morais e materiais.
O SPC e a Serasa são entidades que cadastram devedores, dedicando-se a analisar e orientar empresas a decidirem pela concessão ou não de crédito ou aceitação de cheques. A Serasa é mantida por instituições financeiras e o SPC por associações comerciais e prestadoras de serviço em geral, mas, na maioria dos casos, o nome do devedor aparece no cadastro das duas entidades, independente da origem da dívida.
O que os consumidores precisam saber é que antes de terem seus nomes incluídos nesses cadastros, a empresa deve comunicá-los, conforme previsto pelo Código de Defesa do Consumidor. Tanto a Serasa quanto o SPC e mesmo o fornecedor (aquele que solicitou a inscrição do nome do devedor) têm por obrigação enviar uma carta registrada, informando o cliente sobre a inclusão no cadastro. Se algum dado estiver errado ou a dívida não existir, é possível solicitar a não inscrição do nome.
A consulta ao SPC e Serasa é restrita aos estabelecimentos que pagam taxas à essas entidades e somente esses estabelecimentos autorizados podem fazer consulta de cadastros e pendências através de telefone e/ou Internet. A publicação do cadastro do SPC e Serasa não são permitidas. Mas a pessoa física pode fazer gratuitamente uma consulta para saber se o seu nome consta na lista indo pessoalmente a um ponto de atendimento desses órgãos munidos de
A maioria dos estabelecimentos comerciais e bancos consultam o cadastro do SPC e Serasa antes de: aceitar cheques, abrir contas novas, aceitar parcelamento. Por isso, quem o nome na lista desses órgãos normalmente tem dificuldade para obter créditos, ter conta bancária e usar cheque para pagamento de bens e serviços.

SERVIÇO:
O SPC junto à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) na rua 25 de Março, 882. A Serasa em Fortaleza funciona na Casa do Cidadão (rua Barão do Rio Branco, 1.006 - 1º andar - Lj B02)e rua Pedro Borges, 20 - 11º andar - salas 1.101 a 1.104. De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Na Internet o site é www.serasa.com.br
Fonte: O povo CE

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.






Envie esta notícia
Opine sobre esta notícia
Imprima esta notícia



Veja mais notícias

Nenhum comentário: