terça-feira, 26 de junho de 2007

INFORME DIRETO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ



INFORME DIRETO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ


Terça, 26 de junho de 2007
Adm. Superior
Vestibular
Editais, Portarias, etc
Informativos
Informes

Comunic. e Doc. Oficiais

Folha da UVA
Iniciação Científica INFORMES
SECITECE


I Encontro de Plataforma de Pesquisa e Pós-Graduação do Ceará será no dia 29 de julho 2007.

Programa
--------------------------------------------------------------------------------
DEG divulga Lista de Oferta para matrícula 2007.1


Lista de Oferta 2007.1 - DEG

Lista de Oferta 2007.1 - DEG
--------------------------------------------------------------------------------
Processo Seletivo 2007.2 para Cursos de Graduação Tecnológica


A Pró-Reitoria de Educação Continuada da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, lança edital para o Processo Seletivo de 2007.2 para Cursos de Graduação Tecnológica. O período de inscrições será de 02 de maio a 20 de julho de 2007. As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Educação Continuada, na Avenida da Universidade, 850, Betânia, em Sobral, e nos campi de Itapipoca, Acaraú e Tianguá. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (88)3611-6545. Pólos Cursos de Graduação Tecnológica Acaraú - Gestão Empresarial Itapipoca - Gestão Empresarial Tianguá - Gestão Empresarial Sobral - Gestão Empresarial Gestão Financeira Marketing Estratégico


--------------------------------------------------------------------------------
Aviso NTI


O Núcleo de Tecnologia da Informação da UVA-NTI, informa que, em virtude das reformas que estão sendo feitas em suas instalações, estará limitando, temporariamente, alguns serviços e que o acesso à internet poderá sofrer paralizações sem aviso prévio. O NTI espera contar com a compreensão de todos.


--------------------------------------------------------------------------------
UVA participará da organização da Reunião de Cosmologia e Astrofísica em Sobral


A Reunião de Cosmologia e Astrofísica deve acontecer em agosto próximo, entre os dias 8, 9 e 10, no Centro de Convenções. O evento, que reunirá físicos brasileiros e de outros países, tem como objetivo, segundo os organizadores, a regionalização do conhecimento científico atualizado, dando oportunidades de encontro e debate sobre temas avançados na área da Cosmologia e Astrofísicos. A reunião será promovida pela Rede Nacional de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA Brasil) e Rede Internacional de Centros de Astrofísica Relativística (ICRANet), com patrocínio do Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Sobral. A Universidade Estadual Vale do Acaraú também participará da programação. O comitê de organização da Reunião de Cosmologia e Astrofísica, em Sobral, será formado por representantes da UVA e da Prefeitura de Sobral. Um grupo de representantes do Curso de Física da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade Federal do Ceará, juntamente com o representante do ICRA Brasil, Amaral Vieira, e da Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral, foi recebido pelo Vice-Reitor, Gregório Maranguape, no último dia 15 de maio, na Reitoria, no campus da Betânia. “Sobral foi escolhida por duas razões principais: a primeira é porque o ICRA Brasil vem celebrar um acordo de cooperação científica com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE). A segunda é porque a cidade traz em sua história uma participação importante na Teoria da Relatividade”. Além disso, outro aspecto importante para a escolha da cidade está no fato de “Sobral ter construído e manter o Museu do Eclipse, importante instituição destinada à preservação da memória da Teoria da Relatividade, e que possui o observatório astronômico dotado do melhor telescópio do Norte e Nordeste do Brasil”.


--------------------------------------------------------------------------------
Núcleo de Línguas Estrangeiras da UVA realiza matrículas em junho


O Núcleo de Línguas Estrangeiras da UVA-NUCLE estará com matrículas abertas para os cursos regulares instrumentais de Inglês e Francês e regulares avançados de Espanhol e Alemão, além do Curso de Redação e Oratória. O período de matrícula vai de 1º a 30 de junho. O início das aulas está previsto para 2 de julho. O período letivo, que geralmente tem início no mês de agosto, foi antecipado para atender à solicitação do grande numero de alunos vindos de outros municípios e que utilizam o transporte escolar da UVA que volta a funcionar em 18 de junho, quando começam as aulas do período 2007.1. “ É uma questão que envolve a funcionalidade do Curso e as condição financeiras desses alunos que se deslocam dos municípios adjacentes em transportes gratuitos. Então, o NUCLE não pode funcionar antes do início das aulas da UVA”, explica a coordenadora do NUCLE, Rosa Maria de Sousa Carvalho. Mais informações pelo telefone (88) 3611 6423 ou pelo e-mail: nucleodelinguas@bol. com.br



--------------------------------------------------------------------------------
Tomam posse novos Diretores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UVA


Os professores Francisco José Carneiro Linhares e Cristiane Sabóia Barros (adjunta) são os novos Diretores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UVA. A posse foi oficializada pelo Vice-Reitor, professor Gregório Maranguape da Cunha, em sessão realizada quarta - feira, 16, no gabinete da Vice-reitoria. O professor Francisco José Carneiro, conforme Portaria No 238/2007 assume no lugar da professora Luciene Santos Lima.


--------------------------------------------------------------------------------
UVA assina Termo de Cooperação com Universidades Estaduais e Municipais brasileiras


Reitores das vinte e cinco Universidades de compõem a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), assinaram, no último dia 20 de abril, Termo de Cooperação e Intercâmbio para o ensino, pesquisa e extensão. De acordo com o documento as universidades se comprometem a realizar intercâmbio de professores, alunos e técnicos, visando o aprimoramento do ensino, da pesquisa e da extensão, realizar a troca de informações e experiências, o aperfeiçoamento cultural e científico e a realização conjunta de cursos e programas, seminários e outros eventos científicos de interesse comum. A UVA está entre as universidades que assinaram o documento, que terá vigência de cinco anos.



--------------------------------------------------------------------------------
CCH realiza Curso de Formação para servidores


O Centro de Ciências Humanas da UVA realiza entre os dias 23 e 25 de maio o Curso de Formação Humana. O Curso é dirigido aos servidores públicos estaduais da UVA, funcionários do IADE/UVA e a bolsistas de trabalho da FUNCAP. O evento conta com o apoio do Departamento de Recursos Humanos da UVA. À frente da organização estão os professores José Falcão Sobrinho e Raimundo Nonato Rodrigues Souza.
O evento acontecerá no Auditório do CCH, no campus do Junco e entre os temas abordados estão motivação pessoal, a Instituição de Ensino Superior, atendimento no serviço público e relações de trabalho. As atividades do dia 25 acontecerão em Camocim, onde também serão feitos o balanço do Curso de Formação e o encerramento. Mais informações pelo telefone (88)3677.4238.



--------------------------------------------------------------------------------
Melhorias no site da UVA


Diante de crescente necessidade de comunicação da UVA com a comunidade acadêmica e sociedade em geral, já está em andamento um projeto básico de melhoria do site institucional. O novo site já apresenta um conjunto de melhorias que estarão presentes no projeto de revitalização do portal da UVA, a ser lançado no final de junho deste ano.



--------------------------------------------------------------------------------
NTI implanta novo Sistema de Controle de Manutenção de Equipamentos e Solicitação de Serviços


O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) informa que já está em funcionamento o novo Sistema de Controle de Manutenção. O novo sistema, cuja missão básica é melhorar o atendimento aos usuários dos recursos de tecnologia da informação, permite o controle de todas as solicitações (chamados) de manutenção de equipamentos e solicitação de serviços. Dessa forma todos os chamados são, inicialmente, inseridos no sistema que, por sua vez, monta uma ordem de execução a partir da qual os chamados são atendidos, baseado na gravidade e tempo necessário para atendimento de cada um deles. Em breve, a consulta e inserção de chamados estarão disponíveis através da página on-line da UVA.



--------------------------------------------------------------------------------
Sistema de endereços eletrônicos da UVA volta a funcionar


Desde a última quarta-feira, dia 09 de maio, o sistema de e-mails da UVA voltou a funcionar. Para evitar os problemas acontecidos no passado, onde vários e-mails foram perdidos, o novo sistema conta com características de duplicação de mensagens (backup) e controles internos anti-spam (mensagens indesejadas). Inicialmente, terão acesso aos e-mails os membros da Administração Geral da UVA, além de todos os professores efetivos e substitutos, em atividade. Cada professor deve procurar sua coordenação para conhecer seus e-mails pessoais e senhas de acesso. Os demais devem procurar o NTI através do e-mail nti@uvanet.br ou ligar para 3611-6777.


--------------------------------------------------------------------------------
UVA abre inscrições para Curso de Pós-graduação em Latim


UVA ABRE INSCRIÇÕES PARA PÓS-GRADUAÇÃO EM LATIM

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), através da Pró-Reitoria de Educação Continuada, está com as inscrições abertas para o Curso de Pós-Graduação em Língua Latina e Literatura. Já aprovado pelo CEPE (Conselho de Ensino e Pesquisa), da UVA, em março deste ano, o Curso de Pós-graduação em Latim, será ofertado em nível de especialização, contando com uma carga horária de 360 horas/aula, em Sobral. No final do curso, o aluno poderá apresentar como trabalho de término de curso uma monografia ou um artigo científico.
O Curso de Pós-Graduação em Latim, tem inscrições já iniciadas no mês de abril, estendendo-se até maio. As aulas terão início em junho deste ano. Segundo o professor Vicente Martins, coordenador do Curso, o mercado na área de magistério de Educação Superior, particularmente o de disciplinas clássicas como Língua e Cultura Latinas, vem crescendo de forma significativa no Estado do Ceará.
O curso objetiva atender ao público que busca informações greco-romanas, apresentando um estudo aprofundado de Latim como origem do português e do domínio da cultura romana. O curso visa formar profissionais especializados em currículo acadêmico na área de língua latina. A pós-graduação é destinada a graduados em Letras, Filosofia, Pedagogia, História e Direito e a todos os profissionais interessados em estudos clássicos: língua, literatura e cultura greco-latinas.
Os professores que ministrarão aulas e conferências no Curso de Pós-graduação em Latim são mestres e doutores da UFC, UECE e UVA. O Curso de Pós-Graduação em Latim será ministrado aos sábados, das 8h às 17h30min com vagas são limitadas.
Os interessados em inscrever-se no Curso de Pós-Graduação em Latim devem comparecer à Pró-Reitoria de Educação Continuada, no campus da Betânia, em Sobral, pela manhã, tarde ou noite, munidos de documentos como cópias de diploma de graduação, Histórico Escolar, Identidade e CPF e preencher uma ficha de inscrição para ser, em seguida, avaliada por uma comissão do Curso. Mais informações pelos telefones (88) 3611-6669 e (88) 9911-0892.




--------------------------------------------------------------------------------
UVA debate sustentabilidade das Bacias dos Rios Acaraú e Coreaú


UVA debate sustentabilidade das Bacias dos Rios Acaraú e Coreaú

As Bacias Hidrográficas dos Rios Acaraú e Coreaú estarão em debate nos dias 16 e 17 de maio, a partir das 8h, no Auditório Central da UVA, no Campus da Betânia. Na ocasião, será feito o lançamento do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Acaraú (Plandesva) e do Programa Piloto de Desenvolvimento Sustentável e Integrado da Sub-Bacia do Rio Jaibaras O objetivo principal do debate é a reflexão sobre as pesquisas a respeito das bacias do Acaráú e do Coreaú, promovendo uma rede interativa regional e reunindo dados e informações que auxiliem no uso sustentável, no manejo e na conservação dos recursos hídricos. As palestras serão proferidas por João Lúcio Farias, Diretor de Planejamento da Cogerh, Nájila Rejanne Alencar, pós-doutora em gestão ambiental e Licurgo Nakasu, professor do Curso de Geografia da UVA. Participam também representantes dos Comitês das Bacias dos rios Acaraú e Coreaú e da Agência Nacional de Águas (ANA). As informações e inscrições podedem ser feitas pelos telefones: (88) 3677.4238 / 9955.5113.



--------------------------------------------------------------------------------
Colação de Grau 2006.2


COLAÇÃO DE GRAU

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação-PROGRAD e a Equipe do Cerimonial da UVA já estão organizando a Solenidade de Outorga de 2006.2, prevista para o dia 06 de junho de 2007, às 19 horas, no Salão Plutão do Centro de Convenções de Sobral - CE.
Estão sendo considerados concludentes 160 alunos dos Cursos de Graduação da UVA, nas modalidades Licenciatura e Bacharelado, podendo esse número ser ampliado após o término do semestre letivo de 2006.2, previsto para o dia 15 de maio.
A reunião, com a participação de alunos concludentes e de representantes de Cursos, que formam Comissões de Formatura, aconteceu no dia 13 de abril, no Salão de Atos da Reitoria, no campus da Betânia e foi coordenada pela Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UVA, Profa. Ms. Cleidimar Rodrigues de Sousa Lima e a Diretora do Cerimonial da UVA, Profa. Maria de Lourdes Cedro.



--------------------------------------------------------------------------------
CCET cria Ouvidoria


Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UVA cria Ouvidoria Estudantes, professores, egressos e funcionários do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) contarão com o Serviço de Ouvidoria. O novo serviço deverá receber reclamações, denúncias, críticas, sugestões ou elogios, além de dar informações variadas sobre todas as atividades do CCET. Seguindo os moldes de outras universidades públicas do Brasil, as ações da Ouvidoria estarão voltadas para o bom desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas. De acordo com o Diretor do Centro de Ciências Exatas, professor Petrônio Timbó, a Ouvidoria possui a função de representar a comunidade acadêmica, de modo justo e igualitário. “O CCET criou o serviço com o objetivo de que toda comunidade acadêmica interna e externa possa se relacionar bem com a Direção e com os demais setores, objetivando uma melhor oferta dos serviços prestados pela Universidade”, explica Timbó. Segundo o Diretor, “todos podem e devem se manifestar. A intenção é auxiliar na busca de soluções de problemas”. Saiba Mais Ouvidoria do CCET Professor Petrônio Timbó Diretor do CCET/UVA ccet_uva@yahoo.com.br Fone: (88) 3677.4219 Endereço: Av. Dr Guarany, 317 Campus CIDAO - UVA Sobral-CE CEP: 62.040-730


--------------------------------------------------------------------------------
NTI


Confira a relação dos e-mails institucionais....

Relação de e-mails institucionais
--------------------------------------------------------------------------------
Núcleo de Tecnologia da Informação inicia senso de Sistemas e Informações


A partir do dia 08 de maio, todas as áreas da UVA estão sendo convidadas a participar de um projeto do Governo do Estado, através da ASETI (Assessoria de Estratégias de Tecnologia da Informação), de levantamento das demandas de informação e sistemas das várias áreas de todos os órgãos estaduais. O projeto tem como objetivo mapear quais as principais necessidades em termo de informação e sistemas das áreas do setor público estadual.

O censo está sendo feito através do preenchimento de uma planilha (clique aqui para fazer o download do arquivo) distribuída em toda a UVA e que tem prazo de entrega até o dia 25 de maio. As informações devem ser enviadas para nti@uvanet.br ou entregues pessoalmente no Núcleo de Tecnologia da Informação (3611-6777 ou 3677-4212). O não envio até a data final significará a concordância da área responsável pela ausência dessas informações perante o Governo do Estado do Ceará.


--------------------------------------------------------------------------------
Matrícula


A Pró-Reitoria de Educação Continuada está com matrículas abertas para cursos de Gestão de Organizações Sociais, Teoria e Metodologia da História, Métodos e Técnicas da Computação. Mais informações pelo fone/fax (88) 3677.4712.


--------------------------------------------------------------------------------
Pós-Graduação


O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UVA aprovou a criação de 26 novos cursos de pós-graduação em 15 áreas. O processo de seleção de diversos cursos já iniciou e as aulas começarão em abril. Com os novos cursos criados, a UVA passa a oferecer 56 cursos de pós-graduação. Mais informações na Pró-Reitoria de Cursos Seqüenciais e Educação Continuada, no campus da Betânia. Veja as áreas: Administração/ Direito/ Contabilidade/ Filosofia/ Pedagogia/ Letras/ Química/ Física/ História/ Geografia/ Ciências da Computação/ Enfermagem/ Biologia/ Educação Física e Odontologia.








Terça, 26 de junho de 2007
Adm. Superior
Vestibular
Editais, Portarias, etc
Informativos
Informes

Comunic. e Doc. Oficiais

Folha da UVA
Iniciação Científica REITORIA
Reitor Antonio Colaço Martins
Vice- Reitor Gregório Maranguape da Cunha
Chefe de Gabinete da Reitoria Ludmila Apoliano Gomes Albuquerque
Cerminonial Maria de Lourdes Gomes Cedro
PRÓ-REITORIAS
Pró-Reitor de Administração Vicente de Paulo Lemos Dourado
Pró-Reitora de Assuntos Estudantis Maria Palmira Soares Mesquita
Pró-Reitor dos Campi Avançados João Edison de Andrade
Pró-Reitor de Cursos Seqüênciais e Educação Continuada Igor Pimentel Fernandes Vieira
Pró-Reitor de Ensino de Graduação Petrônio Emanuel Timbó Braga
Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento Municipal Francisco Leunam Gomes
Pró-Reitora de Planejamento Fátima Lúcia Martins Dantas
Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa Fabianno Cavalcante de Carvalho
Pró-Reitora de Cultura e Desenvolvimento Humano Glória Giovanna Sabóia Mont’Alverne Girão
ASSESSORIAS
Assessoria Técnica Maria Norma Maia Soares
Assessoria Especial Evaristo Linhares Lima
Procuradoria Jurídica Emanuel Pinto Carneiro

Nenhum comentário: