quarta-feira, 30 de maio de 2007

Carta aberta do DCE/UEVA



15/06/2006 - 23:54:20]

Carta aberta do DCE/UEVA

Caro sindicato dos professores,

Meu nome é Raphael, sou estudante da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UEVA, membro do Centro Acadêmico de Direito da UEVA e membro da Comissão Jurídica do Diretório Central dos Estudantes(DCE/UEVA).

Gostaria de frisar o meu sincero apoio a causa da luta, por entender que representa uma causa de toda a comunidade cearense.

Em meio a todo esse contexto que envolve a educação em nosso Estado, o DCE/UEVA, tomou um posicionamente e escreveu a carta aberta que hora vos envio.

Um grande abraço.

CARTA DO DCE/UEVA
EM DEFESA DO ENSINO PÚBLICO ESTADUAL

O Estado do Ceará tem assistido, durante os últimos anos, a cenas desrespeitosas e agressivas contra os direitos civis, políticos e sociais garantidos por lei aos cidadãos cearenses. Apesar do esforço de reconstrução da democracia no Brasil, a qual ganhou força após o período da ditadura militar, em 1985, com a democratização das instituições políticas, continuamos ainda com problemas centrais em nossa sociedade como o desemprego em massa, a violência urbana e rural, a superlotação e rebeliões nos presídios, a prestação inadequada de serviços de saúde e a má qualidade das educações secundarista e superior.

Tais fatos têm se agravado continuamente, em função das políticas neoliberais adotadas pelo Governo do Estado do Ceará, assustando os cidadãos e pondo-os numa situação de insegurança e descrença com os mecanismos políticos representativos, principalmente, no que se refere ao sistema educacional.

Diante deste lamentável quadro, em que as instituições educacionais sofrem em função da falta de investimentos, verificada nas perdas salariais dos professores das redes secundarista e superior de ensino e nas precárias condições estruturais e funcionais destas instituições, o corpo docente estadual vem se mobilizando, junto a sociedade civil, em uma constante luta por melhores condições de trabalho, contemplando as seguintes reivindicações:

Rede Estadual Secundarista: Reajuste Salarial de 53%; Convocação de todos os concursados desde 2003; Universalização do vale- transporte; Plano de Cargos e Carreiras (PCC) para todos os trabalhadores da Rede de Ensino; Merenda escolar para o Ensino Médio; Regularização e aumento das verbas para a manutenção das escolas; Pagamento de Cursos de Mestrado; Regulamentação e implantação imediata da Progressão Funcional; entre outras.

Ensino Superior Estadual: Reposição das perdas salariais e reajuste emergencial de salários; Aprovação imediata do Plano de Cargos e Carreira (PCC); Concurso público para mestre e doutores; Fim da cobrança de taxas pelos serviços públicos educacionais prestados; entre outros.

Sensível e solidário a esta luta, o Diretório Central dos Estudantes (DCE/UEVA), representando a indignação de todo o corpo discente da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA, apresenta pública e formalmente o seu incondicional apoio aos professores das IES e aos professores secundaristas em GREVE, bem como às possíveis deliberações do corpo docente da UEVA, se justas e em consonância com os interesses da comunidade acadêmica, por entender que tais manifestações são legítimas e visam a buscar a melhoria da qualidade do ensino público estadual.

Diretório Central dos Estudantes (DCE/UEVA)
Gestão das Idéias às Ações (2005/06)
www.dceueva.org

Sobral, junho de 2006.

< Voltar
Versão para impressão Versão para impressão

Nenhum comentário: